3 Lições do Japão sobre Liderança nessa Copa

Embora a maior atração do mundial de futebol ocorra em campo, algumas atitudes do time e torcedores do Japão nos fazem refletir sobre o poder da liderança.

Vimos nas transmissões que ao final do jogo os atletas orientais deixaram o vestiário todo limpo e arrumado. Já os torcedores ao final da partida retiraram o lixo do estádio.  

O que aconteceu posterior a isso? Os torcedores do Marrocos, Arábia Saudita e muitos outros países começaram a seguir o exemplo.

Há três lições que os líderes podem tirar desse simples ato.

1)  A liderança vem de todas as formas

Esses torcedores sem saber estão praticando o conceito de micro liderança. Em vez de esperar a permissão dos outros para liderar, eles aproveitam pequenos momentos para serem líderes. Ninguém lhes disse para trazer sacos de lixo, e nem pediram para que limpassem. Eles reconheceram uma oportunidade de agir e fizeram a diferença, para aqueles que os rodeiam.

2)  Pense em quem vem a seguir

Quando eles deixam o estádio mais limpo do que o encontraram quando chegaram, nos mostram que pensar no próximo é fundamental para alimentar uma engrenagem saudável. Imagine trazer essa mesma perspectiva para o seu próprio trabalho, garantindo que você não esteja apenas resolvendo problemas, quando os mesmos aparecem, mas também se certificando de que aqueles que o sucedem, não tenham que resolver exatamente os mesmos desafios.

3)  Que seus valores sejam sua guia

Quando entrevistados, os torcedores japoneses relataram que poderiam ir embora logo, mas seguindo seus valores culturais, isso seria “errado”.

Lá no Qatar, ninguém os culparia por deixarem o estádio mais cedo sem fazerem a limpeza. Mas quando olhamos para isso através de uma lente de valores, fica claro que estão baseados no valor de respeito.

Reconhecer que a liderança não requer um título formal, que podemos liderar pelo exemplo e saber que nossas ações afetarão aqueles que vierem depois nos faz líderes natos.

Fonte: Indee.com/ Asana.com

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

As últimas do blog Base Consultoria

Profissões em alta para 2023

Confira quais são as posições que podem ser mais demandadas no ano que vem, os segmentos que lideram contratações e habilidades técnicas e comportamentais mais

Leia +

Estamos prontos para encontrar o talento que você precisa

Excelência nos serviços de Recrutamento & Seleção, programas internos, Administração de Temporários e Terceiros. Estamos atentos às tendências e antecipamos ao mercado, orientando-nos para resultados e soluções em curto prazo.

Sobre Cookies

Os cookies neste site são usados para personalizar o conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.