3 pilares para ajudar sua empresa a inovar de forma consistente

Em 2020, quando a maioria de nós estava procurando notícias sobre quando a pandemia finalmente terminaria, nesse momento foi publicado um artigo da consultoria McKinsey & Co. “Priorizar a inovação hoje é a chave para desbloquear o crescimento pós-crise”.

Na época parecia absurdo pensar em outra coisa que não fosse sobreviver ou surfar na onda. Ninguém parecia saber o que estava acontecendo. Então, algo surpreendente começou a acontecer: vimos pequenas empresas começarem a inovar. E então empresas e organizações maiores seguiram o exemplo. Tornou-se imperativo encontrar novas soluções virtuais – pensar fora da caixa em que sempre vivemos.

Veja a saúde, por exemplo. A crise do COVID-19 acelerou drasticamente a inovação na saúde digital, tornando as visitas de vídeo ao vivo não apenas necessárias, mas também eficazes. Organizações de todo o mundo também começaram a inovar com ferramentas de comunicação como Zoom ou Google Classroom para sediar aulas virtuais, reuniões e workshops.

É justo dizer que um evento cataclísmico como a pandemia iniciou a toda essa mudança e modernização nos últimos dois anos, e não há sinais de desaceleração. Portanto, a grande questão que devemos nos fazer agora é como podemos, como empreendedores, planejar a inovação contínua? Aqui estão algumas estratégias para ajudá-lo a acompanhar o ritmo.

1. A LIDERANÇA GENTIL IMPULSIONA A INOVAÇÃO

A maioria dos líderes empresariais assume que a inovação decorre da adaptação às necessidades em mudança, permanecendo competitivo e criando oportunidades que antes não existiam. Mas um estudo surpreendente de 2021 da Signature Consultants e uma empresa nacional de dados de pesquisa descobriu “uma conexão clara entre a prática de liderança gentil e a capacidade de uma empresa de criar um ambiente onde a inovação possa florescer”.

De acordo com a pesquisa deles, sua organização tem cinco vezes mais chances de ser considerada inovadora se for gentil. Portanto, é lógico que “colocar os lucros acima das pessoas” não levará a um estado contínuo de inovação. 

Na minha empresa, a gentileza não é apenas algo que pregamos para que todos nós apenas “nos dêmos bem”, é um dos nossos valores fundamentais – e ao qual atribuo muito do progresso que fizemos antes e durante esta crise.

O que isso significa? Oferecemos feedback com cuidado, verificamos uns com os outros regularmente e mostramos empatia e compreensão, em vez de frustração e microgerenciamento.

2.PROMOVA A SEGURANÇA PSICOLÓGICA

Todas as ações mencionadas acima são essenciais para que os funcionários se sintam seguros o suficiente para explorar sua criatividade, compartilhar seus pensamentos e preocupações sobre projetos e acreditar que têm permissão para serem abertos e honestos com seus colegas e supervisores. 

Você precisa ser intencional em criar um ambiente de segurança psicológica, ela não é criada naturalmente. Para isso, você precisa dispor de práticas e modelar comportamentos em sua equipe.

3.MANTENHA UMA CULTURA VIBRANTE E ENVOLVENTE

Deixe-me colocar isso em palavras simples: uma cultura monótona e sem vida não levará à inovação. E por “chato” e “sem vida” quero dizer uma empresa com altas expectativas e pouco ou nenhum respeito pelas opiniões de seus funcionários. Já ouvi muitas histórias de amigos sobre supervisores priorizando o dinheiro sobre o significado — a produtividade sobre o bem-estar de seus funcionários.

A promoção de um ambiente que abraça a experimentação e o risco cria a vitalidade necessária para a inovação contínua.

Reuniões com equipes, não são longos monólogos ditando ordens. Faça perguntas e, mais especificamente, faça questão de se envolver com as pessoas mais quietas da sala; muitas vezes são eles que têm as ideias mais surpreendentes.

O que muitos líderes não reconhecem sobre a criação de uma cultura envolvente é que muito disso vem de ouvir ativamente – ser curioso e aberto. Não se trata de hospedar todos os tipos de atividades de união de equipe (embora isso tenha seu valor), trata-se de liderar com gentileza, confiança e vulnerabilidade.

É assim que a centelha de uma ideia se transforma em uma chama cheia de inovação.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Recentes

As últimas do blog Base Consultoria

Agosto mês do Desgosto?

NÃO!!!! Faça a “Tríade do Tempo” e produza ➕️ Você tem a sensação de que os dias estão passando muito rápido? De que falta tempo

Leia +

Conheça as 3 perguntas mais feitas sobre nós!

Siga e acompanhe as nossas páginas nas redes sociais: Instagram: www.instagram.com/baseconsultoriaoficial/ Facebook: https://www.facebook.com/BaseConsult Linkedin: www.linkedin.com/company/baseconsultoria/ Acesse também o nosso site: www.baseconsultoria.net.br

Leia +

Estamos prontos para encontrar o talento que você precisa

Excelência nos serviços de Recrutamento & Seleção, programas internos, Administração de Temporários e Terceiros. Estamos atentos às tendências e antecipamos ao mercado, orientando-nos para resultados e soluções em curto prazo.

Sobre Cookies

Os cookies neste site são usados para personalizar o conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.