6 Dicas Científicas para ser Feliz em 2022

Saiba Mais:

Às vezes o mundo pode parecer extremamente caótico e complexo, seja por questões políticas, econômicas, globais ou apenas devido ao estresse no trabalho ou em casa. Com tudo isso, a felicidade acaba ganhando um papel fundamental e necessário em nossas vidas. Todos nós buscamos alegria, prazer e satisfação de um modo geral. Mas, embora a felicidade possa parecer um sentimento passageiro, existem formas (inclusive, algumas surpreendentes) de encontrá-la.

Em minha pesquisa sobre o assunto, identifiquei aspectos da vida que estão diretamente ligados à felicidade, como senso de propósito, relações profundas, gratidão e tempo para focar em si mesmo, aprender e crescer.

Mas também existem outras maneiras de encontrá-la que podem te surpreender.

NÃO A BUSQUE A TODO CUSTO

O paradoxo da felicidade diz que, se você busca por ela, é menos provável que a alcance. Para fugir disso, deve se concentrar em outros aspectos da vida, em vez de colocá-la como seu principal objetivo.

Buscar a felicidade a todo custo acaba por nos lembrar daquilo que não temos (afinal de contas, estamos buscando algo), além de nos fazer focar apenas em nossas próprias necessidades, desconsiderando as dos outros – estas, sim, diretamente ligadas à felicidade. É bem mais provável que você se sinta feliz ao ajudar outras pessoas, em vez de olhar apenas para si.

USE SEU TEMPO COM SABEDORIA

Outra dica importante é tirar um tempo para praticar atividades relaxantes e revigorantes. Uma pesquisa da Universidade de Nottingham mostrou que dedicar tempo a hobbies ou a coisas que dão prazer é um ótimo caminho para se sentir mais realizado. Tirar sonecas ao longo do dia também pode ter um efeito muito positivo no nosso bem-estar.

Curiosamente, outra pesquisa, realizada pela Universidade do Colorado, descobriu que colocar o alarme para despertar uma hora mais cedo todos os dias – supondo que esteja dormindo o suficiente – também traz benefícios. Provavelmente porque você passa a ter mais controle sobre seu tempo e poderá preencher o dia com mais atividades que gosta.

INVISTA EM EXPERIÊNCIAS

Ao tentar criar as condições ideias para a felicidade, também é importante buscar experiências significativas. Embora se possa gastar dinheiro em produtos ou objetos, experiências são muito mais relevantes para a sensação de alegria ou contentamento. Isso acontece porque comprar coisas proporciona apenas uma satisfação imediata e passageira, enquanto experiências tendem a nos marcar no longo prazo. Você certamente amaria andar por Veneza, saborear ótimas refeições, sentir o balanço de um passeio de gôndola e os paralelepípedos sob seus pés enquanto caminha pela cidade.

Essas experiências criam memórias mais duradouras do que a simples compra de um produto. Além disso, elas costumam ser desfrutadas na companhia de outras pessoas, o que as torna mais marcantes e contribui ainda mais para a sensação de felicidade. Se você pular de paraquedas com o seu filho, por exemplo, essa memória estará sempre presente, proporcionando doses de alegria cada vez que se lembrar dela.

TENHA HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS

Se você é uma pessoa com paladar mais infantil e exigente, pode pular para a próxima dica. Pessoas com hábitos alimentares saudáveis (ou aquelas que tentam se comprometer com isso) tendem a ser mais felizes. Estudos como o da Universidade de Warwick apontam que o consumo de frutas e hortaliças está diretamente ligado à felicidade. Outro estudo semelhante, realizado pela Universidade de Leeds, levantou a hipótese de que a maior presença de carotenoides (substância química que dá cor a alguns alimentos) no sangue aumenta a sensação de bem-estar.

CONTRIBUA COM SUA COMUNIDADE

Outra forma eficiente de encontrar a felicidade está nas relações que se constrói com a comunidade. Como demonstrou um estudo publicado na revista Social Psychological and Personality Science, pessoas que colocam as necessidades de outros, em especial de crianças, à frente das suas próprias, se sentem mais felizes. Claro, você ainda deve estabelecer limites saudáveis para crianças, mas contribuir com seu bem-estar por meio de   demonstração de amor incondicional e de atividades compartilhadas demonstra estar fortemente associado a uma maior sensação de felicidade.

Fazer algum tipo de trabalho voluntário na comunidade pode ter o mesmo efeito, já que as pessoas têm um instinto natural de cooperar com outros ao redor. Isso foi comprovado em um estudo realizado pela Universidade de Illinois, que apontou que, quando as pessoas viam outras cujas necessidades foram atendidas, elas se sentiam mais felizes. Em outras palavras, contribuir com o bem-estar dos outros também gera efeitos positivos no seu.

NÃO FOQUE APENAS EM DINHEIRO

É um equívoco dizer que dinheiro pode comprar felicidade. Claro, todos precisam de um nível mínimo de renda para garantir segurança, alimentação adequada e moradia, mas isso traz apenas uma satisfação básica. Depois de supridas essas necessidades, o dinheiro perde sua influência direta na felicidade. A satisfação plena tende a resultar de todos os outros fatores acima, desde propósito e saúde até contribuições significativas para a comunidade.

Em resumo, você não precisa ficar sentado esperando que a felicidade bata à sua porta. Em vez disso, pode criar as condições ideias para encontrá-la. Ter uma visão positiva da vida pode ser ótimo começo.

SOBRE O AUTOR

Scott Goodson é escritor, investidor de startups e fundador e CEO da StrawberryFrog, especializada em ativação de propósito, mudança corporativa e comunicação criativa.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Recentes

As últimas do blog Base Consultoria

Já ouviu falar em core skills?

Com a transformação digital, muitas mudanças aconteceram no mercado de trabalho e na vida das pessoas. Com isso, surgiram novas habilidades importantes para o desenvolvimento e

Leia +

Estamos prontos para encontrar o talento que você precisa

Excelência nos serviços de Recrutamento & Seleção, programas internos, Administração de Temporários e Terceiros. Estamos atentos às tendências e antecipamos ao mercado, orientando-nos para resultados e soluções em curto prazo.

Sobre Cookies

Os cookies neste site são usados para personalizar o conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.