Como preparar a sua empresa para o Digital Disruption

Alguns exemplos de disrupção que mudaram o mercado em sua época são a eletricidade, que veio para substituir as balas, e o vídeo sob demanda, que veio para substituir as locadoras. A disrupção digital não é necessariamente causada diretamente por novas tecnologias, a tecnologia sozinha não costuma levar à disrupção digital. No entanto, as chances aumentam quando diferentes tipos se juntam para oferecer maior valor , assim como TI (Tecnologia da Informação) e OT (Tecnologia de Operação) na indústria.

Mesmo que a tecnologia tenha um grande potencial para a disrupção digital, não é o único impulsionador disso. A demanda do cliente pode ser a razão mais importante para a mudança. Como resultado, as novas tecnologias tornam-se meios para alcançar a disrupção.

A inovação está frequentemente ligada à tecnologia; no entanto, aqui nos referimos ao uso da criatividade para fazer algo de uma maneira totalmente diferente . É por isso que a inovação também pode ser uma razão para a disrupção digital.

Ecossistema

Mudanças econômicas, regulatórias, geopolíticas, sociais e desastres naturais como a pandemia podem causar disrupção digital porque geram outras necessidades.

As tecnologias mais disruptivas dos últimos anos

As tecnologias disruptivas vêm mudando drasticamente o mercado. Vamos examinar alguns deles:

  • Comércio eletrônico
  • Vídeo sob demanda
  • Educação a Distância
  • Automação residencial
  • IoT – Internet das Coisas
  • Big data
  • Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina
  • Compartilhando economias
  • Realidade virtual e aumentada
  • Blockchain
  • Pagamentos digitais
  • Veículos motorizados

Algumas dessas tecnologias estão em fase de desenvolvimento, mas já está claro que elas têm um grande potencial.

Qual é o impacto da disrupção digital na transformação de um negócio?

O impacto é principalmente nos modelos de negócios, não estão focados nas massas, mas nas necessidades segmentadas de pequenos grupos, atingindo mais pessoas nesses públicos específicos.

Mesmo as plataformas digitais cujo público-alvo é o maior público que utilizam essas estratégias de segmentação para sugerir opções mais personalizadas aos seus usuários, por exemplo, plataformas de streaming e alimentação como Netflix e Uber Eats.

O cliente está no centro das estratégias. Portanto, as mídias digitais têm um papel essencial no incentivo, na personalização e na manutenção dessa relação, exigindo estruturas flexíveis que ofereçam respostas rápidas de acordo com o mercado e as necessidades dos clientes.

Novos canais e sistemas de produção são usados

Como o cliente é o foco das empresas, elas selecionam canais de distribuição para atender e se aproximar dos consumidores. Além disso, a prioridade é a experiência do cliente em todos os momentos.

Aqui podemos usar outras formas de comunicação, como WhatsApp ou redes sociais, de forma mais centralizada usando uma ferramenta de CRM omnichannel. O surgimento de novos modelos de sistema, como economias colaborativas, blockchains e fintechs.

Mesmo que manter o “modelo atual” possa parecer uma opção segura, nem sempre é a melhor, pois você corre o risco de ficar para trás. Empresas como Kodak e Blockbuster são bons exemplos para mostrar a importância de agir rápido em caso de disrupção digital. Essa é uma das razões pelas quais é importante capitalizar as tecnologias existentes para atender às demandas do mercado.

Post 17/05/2022 Base Consultoria

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