Em experimento realizado nos EUA em 2023 com a IA no RH ressaltou a importância de manter os humanos no circuito. A conversa em torno da IA geralmente se concentra no medo do desemprego, especialmente para aqueles que desempenham funções voltadas para o atendimento ao cliente. Mas nossa experiência mostrou que a IA é melhor usada como um agente de aperfeiçoamento, e não como um substituto.
Nossos especialistas em RH puderam aproveitar a IA para lidar com consultas de rotina, permitindo que eles se concentrassem em interações mais complexas e de mais valor, que exigem empatia e julgamento humanos.
A jornada com o ChatGPT também deixou lições importantes sobre gerenciamento de mudanças e sobre engenharia de prontidão (a arte de projetar consultas de IA para produzir as informações mais úteis).
Ao projetar a maneira como interagimos com a ferramenta, aprendemos que a forma como estruturamos as perguntas é tão importante quanto as perguntas que fazemos. Por exemplo, usamos entradas detalhadas para orientar a interação e fornecemos instruções específicas sobre como queremos receber os resultados gerados.
A experiência fortaleceu nossa crença no potencial transformador da IA para aprimorar as operações comerciais. O futuro do RH não é escolher entre IA ou seres humanos, mas sim integrar ambos para obter os melhores resultados para empresas e equipes.
Fonte: HBS ( Harvard Business School )