Manual de Conduta Ética e Conduta Empresarial

A Base Consultoria foi criada com o propósito de atuar como ponte entre as empresas que precisam contratar e os melhores talentos do mercado. Contamos com um time de especialistas em recursos humanos prontos a atender as mais diversas demandas.

Nossa matriz está localizada no coração da cidade de São Paulo, berço das consultorias de empregos no Brasil, local que permite o fácil acesso a candidatos das diversas regiões, podendo utilizar transporte público como metrô (linha amarela e vermelha) e ônibus.

Além da capital, temos filiais em Limeira/SP e Rio de Janeiro/RJ, prontas a atender clientes em todo Brasil.

Nossos propósitos

EXCELÊNCIA MELHORIAS DESENVOLVIMENTO INTEGRIDADE RESULTADOS INOVAÇÃO

1. INTRODUÇÃO
O manual de conduta ética e empresarial da Base Consultoria é o instrumento que explica os valores e princípios éticos adotados pela empresa. Serve para orientar ações e nortear postura da empresa nas interações com os diferentes públicos. Contribui para reduzir ambiguidades e interpretações pessoais em torno dos princípios e valores que devem ser respeitados por todos.

2. ABRANGÊNCIA
O manual de conduta ética e empresarial da Base Consultoria aplica-se a todos os colaboradores (trabalhadores, gerentes, diretores, prestadores de serviço, terceirizados, estagiários, aprendizes, fornecedores). Embasado nos princípios da legalidade, impessoalidade, transparência, equidade e responsabilidade corporativa. A Base Consultoria compreende que todos os seus gestores e empregados são responsáveis pela disseminação dos princípios e valores deste manual, que norteará a conduta da empresa.

3. OBJETIVOS

Evidenciar os princípios e valores morais e éticos da empresa, bem como o padrão de conduta decorrente desses princípios e
Proteger o patrimônio intelectual e material da
Preservar a imagem da empresa, firmando-se perante os seus públicos de relacionamento, com alto padrão de comportamentos éticos em todas as suas decisões e interações.
Regular e melhorar as relações internas (dirigentes, sócios, fornecedores, clientes, parceiros, comunidade, sociedade e demais públicos de relacionamento da empresa).

4. PRINCÍPIOS ÉTICOS
Valorizar o bem comum, das pessoas e do interesse público.
Cumprir todas as leis e normas aplicáveis ao setor.
Preservar a legalidade, honestidade, justiça, transparência, valorização, incentivo ao diálogo, veracidade das informações
Evitar situações em que os interesses pessoais possam entrar em conflito com os interesses da
Preservar a integridade profissional e pessoal do público
Tolerar as divergências, desde que respeitados os direitos individuais e
Preservar a imagem e o patrimônio material e intelectual da

5. CÓDIGO DE CONDUTA EMPRESARIAL

NORMAS GERAIS DE CONDUTA DA BASE CONSULTORIA
Fundamentar as decisões empresariais da Base Consultoria pela ética e transparência, na busca por níveis crescentes de competividade, excelência e rentabilidade, considerando os interesses de todos os seus públicos de relacionamento e a preservação dos recursos
Preservar a segurança no trabalho e a segurança das instalações, equipamentos e
Promover a melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento dos

Avaliar os empregados com base em critérios que privilegiem o desempenho técnico e
Repelir preconceitos e coibir práticas que discriminem pessoas por cor/raça, etnia, sexo, idade, origem regional, condição econômica, social, condição física ou mental, orientação política, religiosa ou sexual ou por qualquer outra condição.
Reprovar e coibir práticas de qualquer natureza prejudiciais à saúde organizacional e das pessoas, provocadas por quem quer que seja, como o assédio moral e sexual, violência verbal, gestual ou física, intimidação, humilhação, desqualificação, constrangimento, ameaça, omissão e outras, atuando para a sua eliminação.
Repudiar e não tolerar o trabalho infantil e o trabalho em condições
Empregados, fornecedores, contratados devem aplicar políticas de remuneração justas, que no mínimo atendam a legislação vigente, horários de trabalho adequados e compatíveis com as normais trabalhistas. Horas extras pagas de forma correta quando realizadas nos termos legais e os benefícios determinados em lei.
Disponibilizar e zelar pela qualidade, integridade e atualidade das informações sobre a empresa e seus negócios, que são fornecidas aos seus públicos de
Preservar as informações de caráter reservado fornecidas por qualquer um dos seus públicos de
Respeitar a diversidade e tolerar posições divergentes, estimulando a manifestação de
Atuar para garantir e assegurar os compromissos previdenciários com os empregados da
Manter canais abertos de comunicação e negociação com clientes e

5.2. NORMAS GERAIS DE CONDUTA PROFISSIONAL E COMERCIAL

Relação com a empresa e com o público interno:
Ler, compreender, cumprir e fazer cumprir este
Exercer as atividades profissionais com competência, transparência e respeito, oferecendo sugestões que melhorem a qualidade dos processos, produtos e serviços da empresa e preservem o seu patrimônio, imagem e interesses, responsabilizando- se pelo seu trabalho, exatidão das informações prestadas, pareceres e opiniões.
Buscar permanente atualização técnica e profissional, contribuindo para que tal conduta seja adotada por todos.
Agir de forma honesta, justa, com disponibilidade e atenção a todas as pessoas com as quais se relaciona em nome da empresa, respeitando diferenças
Zelar pelo bem estar do grupo de trabalho.

Não praticar e não tolerar discriminação de pessoas por raça, cor, etnia, sexo, idade, origem regional, condição econômica, social, física ou mental, orientação política, religiosa ou sexual ou por qualquer outra condição.
Não utilizar o tempo de trabalho e os recursos materiais e imateriais da empresa para desenvolver atividades de interesse
Preservar as informações da empresa que não tenham sido divulgadas e informações privilegiadas ou confidenciais obtidas em decorrência do seu cargo, função ou relações de trabalho, não as divulgando nem utilizando em benefício próprio, de familiares ou de
Preservar o patrimônio físico, intelectual e material da BASE CONSULTORIA e a saúde e segurança própria e dos demais que trabalham nas instalações da

Preservar inalterados documentos, registros, cadastros e sistema de informação, mantendo sua
Obter prévia autorização formal da gerência para expor estudos, pesquisas, pareceres e outros trabalhos de sua autoria ou participação, em ambientes externos, que tenham sido realizados ou elaborados na empresa e que envolvam assuntos a ela
Respeitar, no exercício profissional, todas as políticas da empresa, o manual de conduta ética e conduta empresarial, bem como a legislação
Falar em nome da empresa, dar entrevista, ministrar palestras, somente com a autorização da
Durante o período de trabalho e, dentro das dependências da empresa, não portar álcool ou drogas ilegais, não fazer uso das mesmas nas instalações da empresa. A empresa recomenda a todos seus empregados que não façam uso de nenhum tipo de droga ilegal, nem mesmo fora das instalações da
Informar ao gestor ou área de RH da empresa, fundamentando-se em fatos e dados, qualquer situação considerada irregular, contrária a ética, às leis, ou que suscite dúvidas quanto à sua legitimidade ou regularidade.

5.2.2. Relação com fornecedores de bens e serviços:

Contratar fornecedores segundo normas e critérios técnicos previstos na legislação e pautar a relação com eles de modo a preservar os bens e a imagem da BASE CONSULTORIA, e os bens públicos.
Não contratar fornecedores de bens e serviços que utilizem mão-de-obra infantil, que coloquem seus trabalhadores em situações degradantes e, que não obedeçam a legislação trabalhista, previdenciária e demais legislações
Manter relações honestas e íntegras, conduzidas em termos legais e legítimos, preservando os direitos desses e os direitos da BASE CONSULTORIA.
Oferecer tratamento igual aos fornecedores, vedando qualquer privilégio ou discriminação e estimulando o seu desenvolvimento e a adoção de comportamentos compatíveis com este
Não se submeter ao oferecimento ou recebimento para si, seus familiares ou terceiros, de pagamentos, ajudas financeiras, doações, comissões, favores ou quaisquer outras vantagens de pessoas, empresas, instituições, entidades ou grupos que mantenham relações ou que tenham interesses comerciais com a BASE Fica como exceção o recebimento ou oferecimento de brindes e presentes, que são permitidos pela direção da BASE CONSULTORIA, desde que sejam apropriados em face das circunstâncias em que os mesmos são oferecidos.

Não prestar qualquer favor ou serviço remunerado a fornecedores de bens ou serviços com os quais mantenha relação por força das suas atividades na
Tratar com respeito, cordialidade e em conformidade com a legalidade e com os princípios e normas deste manual os empregados de fornecedores de bens e serviços.
Cumprir ou fazer cumprir integralmente as obrigações contratuais assumidas com fornecedores e exigir que eles também as

5.2.3. Relação com os clientes:

Buscar a satisfação dos clientes, por meio do oferecimento de serviços de qualidade, confiáveis, pelo cumprimento dos acordos estabelecidos e pelo diálogo transparente e
Oferecer tratamento igual, respeitadas as peculiaridades de cada cliente, não oferecendo qualquer privilégio nem
Prestar informações completas, claras e em tempo hábil, para facilitar as decisões de negócio do
Manter em local sigiloso as informações que obtiver do cliente em decorrência do relacionamento de negócio.

5.2.4. Relação com os sócios proprietários:

Zelar pela imagem e patrimônio dos sócios proprietários.
Manter sigilo sobre fatos confidenciais aos quais tenha acesso, de modo a preservar, dentro da legalidade, os interesses da empresa e dos sócios proprietários.

5.2.5. Relação com os parceiros de negócio:

Buscar a preservação dos interesses e integridade da
Agir de forma honesta, leal e transparente, incentivando a adoção pelo parceiro dos princípios e normas de conduta deste

5.2.6. Relação com a comunidade e com a sociedade:

Manter canais permanentes de comunicação e diálogo com as comunidades onde atua, com o objetivo de prevenir, monitorar e controlar a forma como são oferecidos os serviços prestados pela
Manter uma relação de respeito e não discriminação com as pessoas das comunidades onde a empresa se
Respeitar e preservar a cultura das comunidades onde a empresa realiza ações.

5.2.7. Relação com o Governo:

Cumprir as diretrizes
Cumprir com rigor a legislação
Cumprir os compromissos assumidos com os órgãos de
Acatar e contribuir com fiscalizações e controles dos poderes públicos.

5.2.8. Relação com o meio ambiente:

Cumprir os compromissos assumidos com os órgãos reguladores das questões ambientais e metas relativas à preservação do meio ambiente, incentivando as comunidades e os empregados a se engajarem na
Contribuir para a preservação do meio ambiente, por meio da gestão dos impactos potenciais das suas atividades.
Utilizar racionalmente de forma sustentável os recursos naturais renováveis e não renováveis (água, energia elétrica, etc), adotando quando necessário, campanhas educativas que promovam o engajamento dos empregados e da

5.2.9. Relação com os órgãos de controle interno e externo:

Prestar informações completas, precisas, claras e em tempo hábil, viabilizando o trabalho desses órgãos.

5.2.10. Relação com concorrentes:

Estabelecer relacionamento respeitoso e pautado nos princípios deste

5.3. CUMPRIMENTO DO CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA EMPRESARIAL

A BASE CONSULTORIA orienta a todos a quem este código se aplica que adotem uma postura ética compatível com os princípios, valores e normas da empresa e sejam responsáveis pelo seu integral cumprimento.

Os empregados tem o direito de submeter ao setor de RH perguntas, informações, reclamações ou suspeitas de infração a este manual ou às políticas da empresa, e de ajudar em investigações, quando convocados. Se o empregado não quiser se expor, poderá depositar sua manifestação por escrito na caixa para “dúvidas e sugestões”, localizada no RH.

A BASE CONSULTORIA não acatará acusações ou informações sobre má conduta de qualquer pessoa, que não estejam fundamentadas em fatos e dados.

5.4. VIOLAÇÃO AO CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA EMPRESARIAL

A violação ao manual de conduta ética e conduta empresarial ensejará a aplicação de sanções disciplinares ao infrator.

5.5. GESTÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA EMPRESARIAL

A gestão deste manual caberá ao RH, sendo sua emissão e revisão responsabilidade do Gerente da área de RH.

As condutas consideradas, em princípio, não éticas, serão apuradas pelo setor de RH, o qual compilará o relatório final a respeito destas questões e a submeterá à apreciação dos diretores da empresa.

Após aprovação das ações cabíveis pelos diretores da empresa, o relatório final será arquivado no setor de RH para posteriores consultas.

Email para contato: BASE CONSULTORIA – conduta@baseconsultoria.net.br

TERMO DE COMPROMISSO

Declaro ter recebido, examinado e compreendido o MANUAL DE CONDUTA ÉTICA E CONDUTA EMPRESARIAL DA BASE CONSULTORIA.

Comprometo-me a cumprí-lo no desempenho das minhas atividades.

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