Prospere emocionalmente no trabalho usando 2 regras simples

A inteligência emocional é a capacidade de identificar, compreender e gerenciar emoções. Essa habilidade pode ajudá-lo não apenas a entender melhor os outros, mas também a fortalecer seu relacionamento com eles no ambiente corporativo. Entenda essas 2 regras e prospere emocionalmente.

Regra da Caixa de Leite

Essa regra é baseada em um problema de um livro de psicologia no qual um marido fica repetidamente chateado com sua esposa porque ela esquece de colocar o leite de volta na geladeira, deixando-o com leite quente para o cereal. O terapeuta do homem o ajuda a perceber que a chave para salvar o relacionamento não é continuar tentando mudar o comportamento de sua esposa, mas procurar outras soluções para o problema – como comprar duas caixas de leite.

Isso é útil porque não importa quão bom um emprego comece, ele chegará ao ponto em que os hábitos da equipe interferem uns nos outros. Sua resposta natural a isso pode ser exigir que a outra pessoa mude. Mas a maioria das pessoas não vai mudar, pelo menos não quando você quer. Ao usar a regra da caixa de leite para se concentrar no que você pode controlar você reduz a frustração tanto para você quanto para seu parceiro e melhora o relacionamento.

Regra do Jogador de Xadrez

Se você já assistiu a jogadores de xadrez, pode ter pensado quando viu alguém cometer um grande erro: Como eles não pensaram nisso?

A questão é que a maioria de nós cometeria erros semelhantes se estivéssemos na berlinda – porque é mais fácil ver erros em potencial quando não estamos emocionalmente envolvidos.

A regra do jogador de xadrez afirma: Quando você está em uma situação emocionalmente intensa, sua perspectiva será drasticamente diferente de quando você não está nessa situação. A regra é baseada em um princípio psicológico conhecido como gap de perspectiva, que diz que muitas vezes julgamos mal como vamos reagir (ou mesmo como reagimos) ao enfrentar essa situação intensa.

Simplesmente saber disso pode ajudá-lo a mostrar mais empatia pelas pessoas em nossas vidas. Quando os vemos sofrendo, nosso padrão muda de “Isso não é tão ruim; eles só precisam se fortalecer” para “Como posso ajudar?”

E essa mudança de crítico para útil, você constrói uma ponte em vez de uma fenda. Isso causa um impacto emocional na outra pessoa, construindo e fortalecendo seu relacionamento.

Fonte: INC. Magazine USA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Recentes

As últimas do blog Base Consultoria

Sofreu um revés desanimador?

Transforme seus fracassos em sucesso: Crie para a sua autoanálise um “currículo de rejeição” Se você deseja que seu negócio ou sua carreira seja um

Leia +

Estamos prontos para encontrar o talento que você precisa

Excelência nos serviços de Recrutamento & Seleção, programas internos, Administração de Temporários e Terceiros. Estamos atentos às tendências e antecipamos ao mercado, orientando-nos para resultados e soluções em curto prazo.

Sobre Cookies

Os cookies neste site são usados para personalizar o conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.