Sofreu um revés desanimador?

Transforme seus fracassos em sucesso: Crie para a sua autoanálise um “currículo de rejeição”

Se você deseja que seu negócio ou sua carreira seja um grande sucesso, em vez de se concentrar apenas no positivo, você também deve observar atentamente seus fracassos. Na verdade, você deve escrever essas falhas e criar um “currículo de rejeição”. Esse conselho vem de Eli Joseph, Ph.D. , membro do corpo docente da Universidade de Columbia e do Queens College e autor The Perfect Rejection Resume.

Mas como?  Faça a si mesmo perguntas que você responderia em um currículo tradicional – mas ao contrário. 

Em vez de dizer onde você se formou, liste as escolas nas quais você se inscreveu, mas não entrou, ou as que você abandonou, ou os cursos que você reprovou. Em vez de listar os trabalhos em que você teve sucesso, descreva aqueles dos quais você foi demitido, os maiores erros que você cometeu.  

Qual é o objetivo do currículo de rejeição? “A maioria das pessoas não gosta de falar sobre seus fracassos e quantas organizações os rejeitaram ou quantos capitalistas de risco rejeitaram suas propostas”, explica Joseph. “Então é apenas um começo de conversa consigo mesmo.” “Para dizer, ei, eu tenho este documento e posso aproveitar essas lições.”

Aqui estão algumas maneiras pelas quais um currículo de rejeição pode beneficiá-lo.

1. Pode ajudá-lo a transformar as falhas atuais em sucessos futuros.

“Enquanto você está construindo um negócio, você pode escrever: Eu falhei hoje nesta tarefa, e foi parcialmente prejudicial por enquanto, mas eu aprendi com meu erro”.

O currículo de rejeição pode se tornar uma poderosa ferramenta motivacional, diz ele, porque se você olhar para o seu fracasso, poderá ver os erros que o levaram até lá. E você pode optar por não cometer esses erros no futuro.

2. Ele pode permitir que você veja o quão longe chegou.

Qualquer momento é um ótimo momento para criar um currículo de rejeição, diz Joseph, mas é uma coisa especialmente útil a se fazer se você sofreu um revés desanimador. “É o que dói um pouco, e você sabe, é nisso que precisamos insistir e focar. Assim, podemos marcar aquele momento em que nos sentimos mal por causa de um fracasso em particular, mas nos recuperamos.”

Décadas atrás, trabalhei como repórter de negócios para um jornal diário, o único emprego do qual fui demitido. Eu odiava o trabalho e estava realmente feliz em deixá- lo, mas também parecia um fracasso colossal. Em retrospectiva, posso ver como perder esse emprego foi, em muitos aspectos, uma grande sorte.

3. Isso o ajudará a se conectar com os outros.

“As pessoas sempre amam uma história de superação”, diz Joseph. Você pode preferir se concentrar em seus sucessos, mas, na verdade, quase certamente você tem sua própria história de fracasso antes do sucesso, diz ele. “E as pessoas sempre amam isso. Eles amam o azarão.”

“É por isso que, se você compartilhar parte de sua história de currículo de rejeição nas mídias sociais, é provável que receba muita atenção. É uma boa ferramenta de marketing”, diz ele. 

Fonte: Inc. Magazine

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Recentes

As últimas do blog Base Consultoria

Sofreu um revés desanimador?

Transforme seus fracassos em sucesso: Crie para a sua autoanálise um “currículo de rejeição” Se você deseja que seu negócio ou sua carreira seja um

Leia +

Estamos prontos para encontrar o talento que você precisa

Excelência nos serviços de Recrutamento & Seleção, programas internos, Administração de Temporários e Terceiros. Estamos atentos às tendências e antecipamos ao mercado, orientando-nos para resultados e soluções em curto prazo.

Sobre Cookies

Os cookies neste site são usados para personalizar o conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.