“Atuo há 26 anos com desenvolvimento de pessoas e, nesta jornada, pude perceber que cada treinamento é único e que, para engajar os colaboradores, é necessário fazer diferente a cada abordagem, utilizar técnicas variadas e que mobilizem todos os canais de aprendizado: visual, auditivo e cinestésico, mostrando a importância do uso de metodologias ativas para o alcance dos objetivos de aprendizagem.”
As metodologias ativas representam uma abordagem que coloca a pessoa no centro do processo de ensino-aprendizagem. Ao contrário do modelo expositivo, em que a pessoa que ministra o treinamento é o principal transmissor do conhecimento, as metodologias ativas promovem a participação ativa das pessoas e, dessa maneira, fazem com que assumam o papel de protagonistas, incentivando a construção do conhecimento de forma colaborativa, significativa e autônoma, enquanto ministrante atua como mediador e facilitador do processo de aprendizagem.
São estratégias que envolvem situações práticas, estimulando o pensamento crítico, a resolução de problemas e a aplicação dos conhecimentos adquiridos.
Entre as diversas abordagens utilizadas, destacam-se:
- Sala de Aula Invertida: O conteúdo teórico é estudado previamente, geralmente por meio de vídeos ou textos, enquanto o tempo em sala de aula é dedicado a atividades práticas, debates e resolução de dúvidas.
- Gamificação: Aplicação de elementos de jogos, como recompensas, desafios e competição, que motivam os participantes a se engajarem nas atividades, tornando o aprendizado mais dinâmico e envolvente.
- Situacionais: Os participantes trabalham em projetos que integram diferentes desafios, que podem ser fictícios ou reais, mas estão vinculados ao contexto em que eles se encontram.
- Rodas de Conversa: Incentivam os participantes a compartilhar ideias, argumentar e refletir criticamente, fortalecendo a comunicação e o pensamento colaborativo.
- Jogos Cooperativos: Atividades lúdicas que visam o trabalho em conjunto para alcançar um objetivo comum, em vez de competir entre si. São muito interessantes para desenvolver habilidades sociais e emocionais, como empatia, comunicação e trabalho em equipe.
COMPARTILHANDO MINHAS EXPERIÊNCIAS
“Tenho utilizado com frequência algumas dessas metodologias, por exemplo: sala de aula invertida, rodas de conversa e jogos cooperativos nas minhas abordagens sobre Diversidade, Equidade e Inclusão, e tenho notado resultados bastante diferenciados.”
BENEFÍCIOS DAS METODOLOGIAS ATIVAS
Por experiência própria, e pesquisas reforçam essa percepção, as metodologias ativas têm o poder de aumentar a retenção do aprendizado. Elas geram motivação e engajamento de forma descontraída, leve, dinâmica e divertida. Além disso, auxiliam o processo de autoconhecimento, fortalecem a conexão entre as pessoas e facilitam a interação. Essas metodologias contribuem para a construção de ideias, a resolução de problemas e o desenvolvimento da empatia, da comunicação e do trabalho em equipe. Essas competências são, sem dúvida, fundamentais no dia a dia das organizações e fazem uma enorme diferença quando o assunto é Diversidade, Equidade e Inclusão.
E você, como tem trabalhado os temas relacionados a Diversidade, Equidade e Inclusão?
Fonte: Trecho do artigo de Luciano Amato, Colunista em Diversidade, Equidade e Inclusão para a Plataforma Cloud Coaching
Quer saber mais sobre como as metodologias ativas podem promover maior engajamento e aprendizado em treinamentos sobre Diversidade, Equidade e Inclusão?
Fale Conosco!