COMO APOIAR PAIS DE ADOLESCENTES

Ainda estamos longe do ideal: licença remunerada e creches não são acessíveis para todos que precisam. Mas conseguimos mudar a conversa sobre como reconhecer, valorizar e apoiar os pais de crianças pequenas – e, com isso, impactar de forma positiva a vida de milhões de pessoas.

Agora, é hora de fazer o mesmo por todos os pais e cuidadores, encontrando novas e melhores formas de apoiar aqueles cujas noites sem dormir não envolvem mais trocar fraldas, mas sim confortar um adolescente que pode estar sofrendo de depressão ou ansiedade.

O primeiro passo para uma mudança significativa é explorar ideias que já funcionaram em outros contextos e que têm alta probabilidade de sucesso. É aqui que os líderes empresariais podem fazer a diferença.

Podemos começar reconhecendo que pais de filhos de qualquer idade são, e sempre serão, pais. Podemos oferecer flexibilidade de horário para todos os cuidadores. Cobertura robusta para tratamentos de saúde mental. Licença familiar que inclua o cuidado com adolescentes em crise. Ferramentas para líderes de equipe. Grupos de apoio para pais e cuidadores de adolescentes.

Pequenas mudanças, como afirmar de forma clara e proativa que a licença para cuidadores pode ser usada para ajudar um filho passando por uma crise de saúde mental, podem ter um impacto enorme.

Além das políticas corporativas e benefícios, apoiar pais e cuidadores de adolescentes significa construir uma cultura de apoio genuíno e compreensão, onde os funcionários se sintam acolhidos e incluídos. Você não precisa de um manual para fazer isso: independentemente de sua posição, você pode começar essa mudança hoje.

Os pais não precisam de mais conselhos, eles precisam de reconhecimento e apoio.

“Fico me perguntando o que teria acontecido naquela reunião se, em vez de reagir com constrangimento e tentar dividir minha atenção, eu simplesmente tivesse dito ao meu cliente que meu filho adolescente estava em dificuldades e precisava de mim.”

Talvez isso tivesse criado um momento de conexão e compreensão. Talvez fizesse meu cliente refletir sobre suas próprias experiências, ou sobre os pais que faziam parte de sua própria equipe.

Ao normalizar essas conversas e apoiar os cuidadores ao longo de toda a jornada, podemos fazer uma diferença importante para crianças e famílias e, ao mesmo tempo, para as empresas e para a sociedade como um todo.

Fonte: Fast Company

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