Foco em Experiência do Candidato
O mercado está cada vez mais competitivo, e a experiência do candidato ganhou ainda mais valor. Os processos ágeis e otimizados ainda são muito relevantes, mas envolver o candidato e, principalmente, ter um toque humano ao logo de sua jornada, continuará sendo indispensável.
Uso Avançado de Dados
Otimizar os processos não está mais em um processo de atração massificado, mas em processos inteligentes. Ferramentas de People Analytics, que dão clareza para cenários de contratações complexos, continuarão sendo grandes aliadas, permitindo decisões de seleção baseadas em dados e insights.
Valorização e consolidação das Soft Skills
O foco não estará apenas no “saber fazer”, mas no “poder aprender”. Habilidades como adaptabilidade, pensamento crítico e inteligência emocional são e serão tão importantes quanto as competências técnicas. Com isso, a avaliação fria dos currículos terão ainda mais caráter de filtro e a avaliação mais próxima será fundamental na busca dos melhores talentos.
Recrutamento Baseado em Comunidades
O modelo tradicional de anunciar vagas e esperar candidaturas está se tornando menos eficaz, não apenas na missão de atrair talentos altamente qualificados, mas também em áreas de alta demanda de contratações. Com isso, ter o foco e criar comunidades fortes e engajadas, será fundamental para manter os candidatos sempre por perto e ativos.
Marketing Recruitment
A escassez de candidatos traz desafios relevantes para as contratações, principalmente quando falamos de alto volume e funções complexas. A evolução não está apenas em divulgações de vagas personalizadas, publicadas em diversos canais, mas como utilizar estratégias de atração e conversão para trazer o candidato certo, no menor tempo.
Neste sentido, ações de Social Media Recruiting, Talent Pools e até mesmo Programas de Indicação tem sido utilizados nas Consultorias de RH em conjunto com clientes, para melhorar a performance do recrutamento e tem apresentado excelentes resultados.
Estas são apenas cinco exemplos de tendências implementáveis, entre outras tantas que, sem dúvida, ditarão a transformação dos processos de seleção em 2025.
Como Consultoria de RH, nossa principal dica é estar sempre à frente, buscando atualizações constantes e adaptando as estratégias às demandas do mercado.
Afinal, o que fazemos é conectar pessoas certas às oportunidades certas, e isso exige visão, inovação, criatividade e muita sensibilidade.
Fonte: LinkeDin